Batismo, é um tema muito discutido nos dias atuais, em que os Cristãos vem tendo grande dificuldade em entenderem, estamos errando bastante por nos acharmos auto-suficientes e querermos colocar sempre nossos conceitos religiosos acima da palavra do Senhor (BÍBLIA). Fico admirado em ver a unidade da Igreja Católica, que estão sobre o regime único do Catolicismo-vaticano, fico envergonhado com a Igreja Católica Brasileira por não respeitar, ou as vezes se tornarem omissos a autoridade única do Vaticano, porém os Evangélicos vem sempre questionando os Católicos alegando que eles não respeitam a Bíblia e sim o Papa, mas quer seja Evangélico, ou Católico todos nós somos Cristãos, e temos que entender que temos que ter uma unidade deixada por Deus, que não está em uma figura humana como Pastores ou Padres, e sim na Palavra do Senhor, que é a verdade que nos liberta do pecado, e permite que o Espírito Santo atue na nossa vida. Os Evangélicos não entendem a unidade, tanto que dentro da própria religião há tantas denominações com doutrinas diferentes, como Assembléia de Deus, Batista, Cristã Evangélica, Pentecostal, Presbiteriana e demais.
Batismo nas ÁGUAS antes de passar ao meu ponto de vista, iremos passar por uma visão bem básica do que as religiões praticam:
• Doutrina Católica: Batismo se dá por meio de aspersão ( borrifar água, respingar ) ou seja água na testa, e ocorre quando a criança nasce, e há a confirmação de tal batismo pela Crisma, somente o Padre é autorizado a realizar, salvo se uma pessoa se converter ao catolicismo e esteja na beira da morte então qualquer Católico com autoridade espiritual poderá realizar o batismo. Não existe preparação pré-batismo pelo batismo ser em criança, mas existe as classes chamadas “catequese” em que é um curso Pós batismo, que antecipam a confirmação de fato: Crisma.
• Doutrina Evangélica no geral: Batismo se dá por meio de imersão (ou seja desde o pé até a cabeça sejam molhados) ocorre quando a pessoa obtém o conhecimento do que segundo a religião é a verdade e qual importância do ato de batizar, dentro da religião acontece com a variação entre 11 até 15 anos para poder se batizar, somente o pastor é autorizado a realizar, a confirmação do Batismo é pelo restante da vida, geralmente existe um curso preparatório ao batismo que são geralmente de 3 meses.
Devemos entender as condições para o batismo:
1. O princípio de qualquer ato que te vincula, te aproxima, traz a referência de Deus em sua vida, tem que ser movido pela fé, porque senão de nada valerá, será um sacrifício, uma atitude de tolo. FÉ é o elemento vital, o principio básico, o que nos impulsiona a querer ser participante do batismo, nos impulsiona a cada dia mais querer ter um relacionamento vivo com o Senhor.
- " Um só Senhor, uma só fé, um só batismo " Efésios 4:5
- " Mas o justo viverá da fé..." Hebreus 10:38
- " Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." Marcos 16:16
- " E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa, E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus." Atos 16:31-32-33
2. O batismo deve com obrigação ser acompanhado do arrependimento, não há batismo sem arrependimento, se você quer se batizar e não entende o propósito, e não está arrependido, ou está disposto de formar uma aliança com o Senhor, por meio do batismo é melhor ir a um rio e nadar, do que fazer o ato do batismo. João Batista demonstra essa preocupação quando pregava antes do batismo, podemos observar tal preocupação quando ele chama os fariseus de Raça de Víboras ( Mateus 3:7 ) e ele os influencia a produzir frutos de arrependimento logo após dizendo: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento ( Mateus 3:8 ) que na melhor tradução judaico-messianica está descrita de seguinte forma: Víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da punição vindoura? Se vocês realmente tiverem abandonado seus pecados e voltado para Deus, produzam fruto para comprovar! (Mateus 3:7-8)
O arrependimento não é um ato somente de pedir perdão, mas é um ato de confessar pecados e não voltar a faze-los novamente por convicção do erro, que o Espírito Santo colocou em vossos corações. ( Atos 2:38 )
· E eram por ele batizados, no rio Jordão, confessando os seus pecados " Mateus 3:6
· Eu vos batizo com água, para arrependimento;..." Mateus 3:11
Esses dois princípios são básicos para quem quer se batizar: Fé e arrependimento.
O batismo dar-se-a pela imersão, nós vamos ver João Batista batizando no 'Rio Yarden' ou seja Rio Jordão ( Mateus 3:6) onde Yeshua, Jesus sendo batizado no próprio Rio ( Mateus 3:13), a palavra Batismo em grego significa imersão, na bíblia judaica vamos ver contextos que exprimem a palavra Batismo, sendo descritos como imersão, ou imergir, ou seja o rei dos reis, senhor dos senhores, Deus filho, Yeshua foi batizado por meio de imersão no rio Yarden, pois ali havia muitas águas. Não existem registros bíblicos que sustentem o ato feito pela igreja Católica em que o batismo se dá pela aspersão.
Hoje vimos, que temos no mínimo 2 (duas) características que devem caminhar juntamente com o batismo, para que ele seja concretizado segundo a vontade de Deus, que é: FÉ e ARREPENDIMENTO, se o batismo realizado pela igreja Católica tiver acompanhado da fé, e do arrependimento ele com certeza será válido caso contrário, de nada adiantou. Mas o porque disso? Por acaso, alguma criança poderá entender o sentido do batismo? A criança já terá aceitado Deus como seu salvador? A criança poderá demonstrar arrependimento com confissão, e com frutos de arrependimento? NÃO, absolutamente não. Por esse motivo o batismo realizado em crianças não é válido, e não vamos ver nas escrituras sagradas, textos que constatam batismo em crianças.
Hoje estamos envoltos de uma doutrina que nos obriga a fazer aulas preparatórias para a concretização do batismo, muito visto hoje nas igrejas Evangélicas a necessidade de ter geralmente 3 meses de aulas pré-batismo, mas o que dizer do batismo bíblico realizado por Filipe em Eunuco? ( Atos 8:35-36-37-38) Em que Eunuco acabara de aceitar a Jesus Cristo, através da vida de Filipe e Eunuco no momento chegou perto de uma água e pergunta, Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? (Atos 8:36) e vamos ver esse batismo "simples", que teve os elementos principais, fé e arrependimento sendo fantástico, após a pergunta Filipe pergunta a Eunuco se crês de verdade, e Eunuco responde: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus." (Atos 8:37) então eles pedem para que o carro pare, e o batismo é realizado, batismo genuíno segundo a vontade do Senhor. E o que acontece depois (Atos 8:39-40) é lindo.
No evangelho Mateus Jesus Cristo, vai até os discípulos e diz: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:19) O discípulo só será discípulo quando realizado o ato do batismo, então esse é um dos motivos essenciais para se ter uma caminhada com Deus, temos que concretizar o batismo em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, que apartir desse momento teremos uma jornada de vida com Deus, e podemos ser chamados de discípulos e após o ato do batismo realizado por meio de fé e arrependimento temos o versículo seguinte 20 que diz: Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. (Mateus 28:20) o discípulo verdadeiro poderá aprender a guardar as coisas, que Jesus ordenou, mas isso não requer que aprendamos primeiro para depois sermos batizados.
O batismo verdadeiro antecede o ensinamento, e só assim teremos Jesus conosco todos os dias até a consumação do século. (Mateus 28:21).
Ou seja, aulas preparatórias para batismo não são bíblicas, e podem ser perigosas devido ao ensinamento de Jesus a Nicodemos em que Jesus diz: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3) e reafirma no versículo 5(cinco) : "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5)
- "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16)
Precisamos do batismo, pois o batismo declara que somos nova criatura em Cristo Jesus, não somente como um ato para todos verem, mas também como um ato espiritual, uma aliança, um renovo de fé, para que possamos ter uma caminhada firmada com Deus, através de seu filho Jesus Cristo.
Jesus demonstrou grande preocupação em relação ao batismo, então devemos entender a verdade bíblica, que está acerca desse assunto para fazer somente a vontade d'Ele, e não apenas meramente cumprir conceitos religiosos, devemos sempre estar abertos a entender o que Deus quis dizer, não sou eu o dono da verdade, não é o seu pastor o dono da verdade, não é o seu padre o dono da verdade, mas quem é a própria verdade é Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade, e a vida (João 14:6) então somente Jesus Cristo é o dono da verdade, e temos que colocá-lo em primeiro lugar em nossas vidas, Jesus Cristo testemunha no céu como a Palavra (1João 5:7) Jesus Cristo, é o verbo vivo, ou seja a boca de Deus na terra, então se Jesus Cristo é a própria verdade, e é a própria palavra, devemos segui-lo pois Ele é suficientemente libertador de qualquer ato de nossa vida limitada, pois está escrito:
- "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)
O batismo não é ponto de chegada da nossa vida espiritual, ponto crucial na nossa salvação, mas nos tornamos discípulos através da fé e do batismo, e com isso é o nosso ponto de largada da vida espiritual.
Que o Espírito do Senhor frutifique essa palavra no coração de vocês, e que possamos entender a verdade, que Deus seja com todos vocês, até a consumação do século, amém,
Elton Amaral, Shalom!