sábado, 28 de maio de 2011

Batismo

Batismo, é um tema muito discutido nos dias atuais, em que os Cristãos vem tendo grande dificuldade em entenderem, estamos errando bastante por nos acharmos auto-suficientes e querermos colocar sempre nossos conceitos religiosos acima da palavra do Senhor (BÍBLIA). Fico admirado em ver a unidade da Igreja Católica, que estão sobre o regime único do Catolicismo-vaticano, fico envergonhado com a Igreja Católica Brasileira por não respeitar, ou as vezes se tornarem omissos a autoridade única do Vaticano, porém os Evangélicos vem sempre questionando os Católicos alegando que eles não respeitam a Bíblia e sim o Papa, mas quer seja Evangélico, ou Católico todos nós somos Cristãos, e temos que entender que temos que ter uma unidade deixada por Deus, que não está em uma figura humana como Pastores ou Padres, e sim na Palavra do Senhor, que é a verdade que nos liberta do pecado, e permite que o Espírito Santo atue na nossa vida. Os Evangélicos não entendem a unidade, tanto que dentro da própria religião há tantas denominações com doutrinas diferentes, como Assembléia de Deus, Batista, Cristã Evangélica, Pentecostal, Presbiteriana e demais.

Batismo nas ÁGUAS antes de passar ao meu ponto de vista, iremos passar por uma visão bem básica do que as religiões praticam:

• Doutrina Católica: Batismo se dá por meio de aspersão ( borrifar água, respingar ) ou seja água na testa, e ocorre quando a criança nasce, e há a confirmação de tal batismo pela Crisma, somente o Padre é autorizado a realizar, salvo se uma pessoa se converter ao catolicismo e esteja na beira da morte então qualquer Católico com autoridade espiritual poderá realizar o batismo. Não existe preparação pré-batismo pelo batismo ser em criança, mas existe as classes chamadas “catequese” em que é um curso Pós batismo, que antecipam a confirmação de fato: Crisma.

• Doutrina Evangélica no geral: Batismo se dá por meio de imersão (ou seja desde o pé até a cabeça sejam molhados) ocorre quando a pessoa obtém o conhecimento do que segundo a religião é a verdade e qual importância do ato de batizar, dentro da religião acontece com a variação entre 11 até 15 anos para poder se batizar, somente o pastor é autorizado a realizar, a confirmação do Batismo é pelo restante da vida, geralmente existe um curso preparatório ao batismo que são geralmente de 3 meses.

Devemos entender as condições para o batismo:

1.                  O princípio de qualquer ato que te vincula, te aproxima, traz a referência de Deus em sua vida, tem que ser movido pela fé, porque senão de nada valerá, será um sacrifício, uma atitude de tolo. FÉ é o elemento vital, o principio básico, o que nos impulsiona a querer ser participante do batismo, nos impulsiona a cada dia mais querer ter um relacionamento vivo com o Senhor.

  • " Um só Senhor, uma só fé, um só batismo " Efésios 4:5
  • " Mas o justo viverá da fé..." Hebreus 10:38
  • " Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." Marcos 16:16
  • " E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa, E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus." Atos 16:31-32-33


2.                  O batismo deve com obrigação ser acompanhado do arrependimento, não há batismo sem arrependimento, se você quer se batizar e não entende o propósito, e não está arrependido, ou está disposto de formar uma aliança com o Senhor, por meio do batismo é melhor ir a um rio e nadar, do que fazer o ato do batismo. João Batista demonstra essa preocupação quando pregava antes do batismo, podemos observar tal preocupação quando ele chama os fariseus de Raça de Víboras ( Mateus 3:7 ) e ele os influencia a produzir frutos de arrependimento logo após dizendo: Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento ( Mateus 3:8 ) que na melhor tradução judaico-messianica está descrita de seguinte forma: Víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da punição vindoura? Se vocês realmente tiverem abandonado seus pecados e voltado para Deus, produzam fruto para comprovar! (Mateus 3:7-8)
O arrependimento não é um ato somente de pedir perdão, mas é um ato de confessar pecados e não voltar a faze-los novamente por convicção do erro, que o Espírito Santo colocou em vossos corações. ( Atos 2:38 )
·        E eram por ele batizados, no rio Jordão, confessando os seus pecados " Mateus 3:6
·        Eu vos batizo com água, para arrependimento;..." Mateus 3:11

Esses dois princípios são básicos para quem quer se batizar: Fé e arrependimento.

O batismo dar-se-a pela imersão, nós vamos ver João Batista batizando no 'Rio Yarden' ou seja Rio Jordão ( Mateus 3:6) onde Yeshua, Jesus sendo batizado no próprio Rio ( Mateus 3:13), a palavra Batismo em grego significa imersão, na bíblia judaica vamos ver contextos que exprimem a palavra Batismo, sendo descritos como imersão, ou imergir, ou seja o rei dos reis, senhor dos senhores, Deus filho, Yeshua foi batizado por meio de imersão no rio Yarden, pois ali havia muitas águas. Não existem registros bíblicos que sustentem o ato feito pela igreja Católica em que o batismo se dá pela aspersão.

Hoje vimos, que temos no mínimo 2 (duas) características que devem caminhar juntamente com o batismo, para que ele seja concretizado segundo a vontade de Deus, que é: FÉ e ARREPENDIMENTO, se o batismo realizado pela igreja Católica tiver acompanhado da fé, e do arrependimento ele com certeza será válido caso contrário, de nada adiantou. Mas o porque disso? Por acaso, alguma criança poderá entender o sentido do batismo? A criança já terá aceitado Deus como seu salvador? A criança poderá demonstrar arrependimento com confissão, e com frutos de arrependimento? NÃO, absolutamente não. Por esse motivo o batismo realizado em crianças não é válido, e não vamos ver nas escrituras sagradas, textos que constatam batismo em crianças.

Hoje estamos envoltos de uma doutrina que nos obriga a fazer aulas preparatórias para a concretização do batismo, muito visto hoje nas igrejas Evangélicas a necessidade de ter geralmente 3 meses de aulas pré-batismo, mas o que dizer do batismo bíblico realizado por Filipe em Eunuco? ( Atos 8:35-36-37-38) Em que Eunuco acabara de aceitar a Jesus Cristo, através da vida de Filipe e Eunuco no momento chegou perto de uma água e pergunta, Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? (Atos 8:36) e vamos ver esse batismo "simples", que teve os elementos principais, fé e arrependimento sendo fantástico, após a pergunta Filipe pergunta a Eunuco se crês de verdade, e Eunuco responde: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus." (Atos 8:37) então eles pedem para que o carro pare, e o batismo é realizado, batismo genuíno segundo a vontade do Senhor. E o que acontece depois (Atos 8:39-40) é lindo.
No evangelho Mateus Jesus Cristo, vai até os discípulos e diz: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." (Mateus 28:19) O discípulo só será discípulo quando realizado o ato do batismo, então esse é um dos motivos essenciais para se ter uma caminhada com Deus, temos que concretizar o batismo em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, que apartir desse momento teremos uma jornada de vida com Deus, e podemos ser chamados de discípulos e após o ato do batismo realizado por meio de fé e arrependimento temos o versículo seguinte 20 que diz: Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. (Mateus 28:20) o discípulo verdadeiro poderá aprender a guardar as coisas, que Jesus ordenou, mas isso não requer que aprendamos primeiro para depois sermos batizados.
O batismo verdadeiro antecede o ensinamento, e só assim teremos Jesus conosco todos os dias até a consumação do século. (Mateus 28:21).
Ou seja, aulas preparatórias para batismo não são bíblicas, e podem ser perigosas devido ao ensinamento de Jesus a Nicodemos em que Jesus diz: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3) e reafirma no versículo 5(cinco) : "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5)
  • "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16)
Precisamos do batismo, pois o batismo declara que somos nova criatura em Cristo Jesus, não somente como um ato para todos verem, mas também como um ato espiritual, uma aliança, um renovo de fé, para que possamos ter uma caminhada firmada com Deus, através de seu filho Jesus Cristo.

Jesus demonstrou grande preocupação em relação ao batismo, então devemos entender a verdade bíblica, que está acerca desse assunto para fazer somente a vontade d'Ele, e não apenas meramente cumprir conceitos religiosos, devemos sempre estar abertos a entender o que Deus quis dizer, não sou eu o dono da verdade, não é o seu pastor o dono da verdade, não é o seu padre o dono da verdade, mas quem é a própria verdade é Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade, e a vida (João 14:6) então somente Jesus Cristo é o dono da verdade, e temos que colocá-lo em primeiro lugar em nossas vidas, Jesus Cristo testemunha no céu como a Palavra (1João 5:7) Jesus Cristo, é o verbo vivo, ou seja a boca de Deus na terra, então se Jesus Cristo é a própria verdade, e é a própria palavra, devemos segui-lo pois Ele é suficientemente libertador de qualquer ato de nossa vida limitada, pois está escrito:
  • "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)

O batismo não é ponto de chegada da nossa vida espiritual, ponto crucial na nossa salvação, mas nos tornamos discípulos através da fé e do batismo, e com isso é o nosso ponto de largada da vida espiritual.

Que o Espírito do Senhor frutifique essa palavra no coração de vocês, e que possamos entender a verdade, que Deus seja com todos vocês, até a consumação do século, amém,
Elton Amaral, Shalom!

21 comentários:

  1. tá lindo isso aqui em? que Benção! É Eltinho, muitas pessoas não sabem nem o que estão fazendo, não tem a certeza da salvação e se batizam. Que Deus te abençõe com esse seu dom da palavra, ele tem um propósito muito grande na sua vida, eu agradeço muito por Ele ter te colocado no meu caminho, andando junto comigo! te amo muito ;* Isa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Isa, muitas pessoas fazem as coisas simplesmente por aspectos religiosos, o que muitas vezes não irá influenciar muito, e muitas vezes se tornará um ato muito perigoso na caminhada espiritual, como é o caso exposto do Batismo. Acredito plenamente na palavra do Senhor, e não tenho problemas em quebrar, ou em descumprir atos meramente religiosos, porque Deus está acima de qualquer coisa... Agradeço pelas palavras de elogio, que Deus a abençoe e que nessa caminhada possamos chegar ao alvo, a plenitude de Espirito, agradando o nosso Deus, louvando ao Senhor, porque estaremos cumprindo o propósito fim no qual fomos criados, Servir ao Rei, Shalom ;*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto eltinho, que muitas pessoas possam crescer através do seu blog... Batismo é um assunto serio e infelizmente muitas igrejas nos ensinam de forma errada. Devemos nos basear na biblía, e o seu texto foi totalmente baseado lá. Que Deus continue te usando, para que você possa ser canal de benção na vida das pessoas. Paz.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É interessante a forma como a Bíblia nos revela as coisas, sempre deixando Jesus Cristo como o verdadeiro exemplo. Acredito que o batismo é uma sujeição consciente. Não é por força, nem por obrigação, mas sim, pela necessidade de ter uma vida de mais santidade e mais temor diante de Deus. Creio também, que Deus dá estratégias, mas que jamais fujam da visão da salvação, da remissão de pecados, do temor que muito tem sumido na vida de muitos "cristãos". É lamentável ver pessoas viverem sem nenhum temor à palavra de Deus, sem uma vida de renúncia por amor ao Senhor. E que Deus venha renovar nossas forças a cada amanhecer, assim como diz em Sua palavra: Aquele que está de pé, cuidado para que não caia. Portanto, fortaleçamos na rocha(Jesus), e aprendamos cada dia mais a depender do Senhor em tudo. E que, Deus capacite aqueles que ensinam a palavra, até mesmo antes do batismo, e que aquele que tomar a decisão de se batizar, que seja um ato real de mudança de vida, de postura, de espiritualidade.

    Eltin, que o Senhor derrame das misericórdias dELE, que são sem fim, sobre a sua vida, e que cada dia mais, seja um instrumento vivo nas mãos do Pai. Você é uma bênção!

    ResponderExcluir
  6. "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16)

    Realmente é nitida a preocupação do batismo na biblia, O batismo é o nascer do espirito , ele está diretamente ligado com a salvação.
    Após receberem o Espírito Santo os apóstolos começaram a anunciar o evangelho do reino. Aqueles que criam, eram imediatamente batizados, cumprindo as ordens de Jesus. Os apóstolos não esperavam nem um dia sequer.

    At 2:38-41 (no dia de pentecostes):

    “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.”

    Concordo plenamente que não precisa de estudo antes o batismo, o acompanhamento é feito pós o batismo , a maioria das igreja (Incluse a minha) colocam essa regra tola,sendo que na verdade o que precisa para o batismo é :
    1-Arrependimento; reconhecer que você é pecador.
    2-Fé; você precisa crer em Deus


    sábias palavras Elton,
    Shallon !

    Yraima Maia

    ResponderExcluir
  7. nossa elton ta de parabéns, adorei e sei que muitas pessoas ainda tem que aprender. vou passar ao máximo para as pessoas q conheço pq sei q aprendizagem nunca e demais e que Deus te use tremenda mente em sua palavra pois esse dom na e para todos, e muitos deixam de lado o dom que deus nos deu.. nunca esqueça q Deus sempre estara ao seu lado te ajudando a melhorar esse dom a cada dia mais, fiquei muito feliz por vc
    beeijao gabrielle

    ResponderExcluir
  8. Eu nao vou dizer que ficou lindo nao..pq nada mais certo que falar a verdade sobre a palavra de Deus...gostei da forma com que escreveu..e da sua sabedoria...e GLORIA a DEUS por essa palavra poder alcançar varias pessoas..que atraves do seu blog varias pessoas aprendam sobre a palavra...que Deus continue te dando sabedoria e conhecimento sobre a Sua palavra e que tds nos possamos fazer a obra...que vc seja canal de bençaos na vida de tds e que a Paz do Senhor esteja sempre conosco ; ] amo vc (L)

    ResponderExcluir
  9. Primo tenho um grande orgulho por você, siga nesse caminho salvando vidas..
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Rafaela Vilasboa, Hiris, Carlos, Gabrielle; Primeiramente agradeço aos comentários que Deus os abençoe, bom... não é a indignação com o que é praticado pelas igrejas que devem nos mover como se fosse um ato de rebeldia, mas sim a busca pela verdade, a dependência do Espírito que se move através do conhecimento bíblico, uma vida reta segundo a vontade de Deus que acontece quando aprendemos mais da palavra do Senhor. Continuem me visitando, expondo os pensamentos de vocês, concordando, discordando... Porque com os questionamentos bíblicos nós crescemos... Shalom!

    ResponderExcluir
  11. Seguidor Gospel ( Ewerton ) e Yraima Maia; Como é bom compartilhar do reino, compartilhar da bíblia com vocês, agradeço pelos comentários.. Quero caminhar com vocês, que possamos através da internet, fazer um meio de espalhar o evangelho verdadeiro... Estarei postando mais alguns temas bíblicos, algumas visões a respeito do que é praticado, que aprendamos e ensinamos tudo segundo a vontade de Deus, a paz do Senhor e vocês são super bem vindo ao meu blog, sintam-se em casa. rs; Shalom!

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar quero te dizer que eu Louvo a Deus por ter colocado vc na minha vida, por vc cada dia estar crescendo espiritualmente e estar sendo canal de benção na vida das pessoas, assim como foi pra minha. Eu lembro de váárias e váárias discursões sobre batismo que agnt teve e realmente "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32) lembra das nossas certezas e das nossas dúvidas? é muito bom quando a palavra esclarece algumas coisas como a preparação pro batismo, se realmente é bíblico esse 'tempo de preparação' que algumas igrejas colocam como regra, as aulinhas e estudos que são feitos. Creio que a pessoa quando crê em Jesus deve ser batizada o mais rápido como vc citou o exemplo Atos 8:35-36-37-38. e me pergunto o pq q as igrejas ainda fazem isso, pode ser que no momento a igreja esta com poucas pessoas para serem batizadas e enquanto esse número aumenta vai acontecendo o estudo, a Yra um dia me falou q isso acontece na igreja dela, não sei se é exatamente assim.. eu tinha muitas dúvidas sobre esse 'tempo de preparação' e esse estudo me ajudou bastante.

    Que vc continue estudando Elton, e sempre compartilhando do que vc aprendeu pq as pessoas estão cada dia mais necessitadas da palavra de Deus.
    Shalom a todos :*
    "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)

    ResponderExcluir
  13. Elton,

    Excelente estudo sistemático sobre o assunto. Demonstrou muita sobriedade teológica e base bíblica fundamentada. Meus parabéns, continue a colocar a suas impressões meu caro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Juliana, Tudo que fazemos é para refletir a glória de Deus em nossas vidas, esse é o sentido de nascermos imagem e semelhança d'Ele.
    O sentido do batismo é ser discípulo, é fazer uma aliança com D'us. As igrejas praticam esse ato, algumas por ignorância aspecto religioso, outras por motivos de segurança, de confirmação da pessoa, para que a igreja não saia mal falada, como assim? Bom, se eu me batismo e vou comemorar tomando cerveja, isso pode escandalizar, então algumas igrejas possuem medo, não somente da figura "igreja" mas propriamente da vida da pessoa.
    Shalom!

    ResponderExcluir
  15. Mano mandou bem nas suas colocações.
    Continue buscando direção de Deus para
    ser um canal esclarecedor sobre pontos
    importantes da caminhada cristã.

    ResponderExcluir
  16. Eduardo G. Barnabe (DUDU), É um elogio e tanto receber pontos positivos vindo de você, é inspirador saber que tem pessoas que ainda tem vontade de servir a um D'us vivo, que nos livro de aspectos religiosos, e nos ensina a viver a centralidade da vontade d'Ele. E você é uma inspiração viva!
    Shalom!

    ResponderExcluir
  17. Cleber, Obrigado pelo comentário, vamos continuar na direção de D'us para aprendermos, não somente para que seja base teológica em nossa vida, mas para que possamos compartilhar, porque tudo que temos, o temos para dividir e não somente para ficar dentro de nós,
    Shalom!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom texto, é a visão que sempre tive sobre batismo (desde que passei a estudar a Bíblia).

    Se fosse para eu criticar algo, eu criticaria algo que não é bem o cerne do seu texto, mas é a única coisa da qual eu discordei: sobre a unidade da Igreja Católica.

    A meu ver, não é um centro de comando eclesiástico que determina o que é unidade, ao menos não no sentido bíblico. A unidade bíblica não tem a ver com linha de comando (salvo se for a do próprio Deus) e nem APENAS com a teologia una ensinada, mas também e principalmente com a comunhão do corpo entre seus membros, incluindo o cabeça, que é Cristo. A ICAR não tem comunhão com Cristo e não tem uma teologia bíblica. Com isso é impossível ter unidade no sentido que Deus quer. Eu não poderia, então, me admirar de um tipo de unidade que na verdade tem ajudado as pessoas a permanecerem na ignorância e caminharem rumo ao inferno, sim, pois confiar em um centro de comando cheio de ímpios politeístas e idólatras não ajuda na comunhão em Cristo, mas sim atrapalha. É uma falsa unidade, uma unidade que afasta as pessoas de Deus. Por esse lado, não há diferença nenhuma entre o carismático e o tradicional, o brasileiro e o europeu.

    Entretanto, eu entendi o que você quis dizer. Você estava citando o movimento carismático (estou certo?) e a multidivisão das denominações evangélicas, que realmente é terrível.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom meu querido, colocou os pontos negativos e anti-bíblicos que são postos em prática tanto pela igreja católica quanto pela igreja evangélica, e pôs não seu pensamento em relação ao batismo e sim o verdadeiro significado em relação ao batismo aqui exposto pra nós, que nós possamos estar sempre de coração aberto e buscar a conhecer mais a palavra de Deus, para que a gente possa exercer mais ela e venhamos ser coerentes com aquilo que Deus quer de nós! abraços!

    ResponderExcluir
  20. Fernando dos Reis, Muito bem ver que você realmente leu, e não estamos aqui para considerarmos tudo verdade ABSOLUTA, e sim para questionarmos um ao outro, logicamente na base bíblica, para que o Espírito de D'us nos leve a verdade.
    Muito bom seu comentário, porém de fato não esta focalizado no idéia central do texto.
    Mas vamos lá, quando eu disse sobre a unidade da Igreja Católica estou me referindo a unidade digamos "física" "doutrinária" como assim? Eles são regidos pelo Vaticano, fiz um elogio breve somente a isso, porém não estou elogiando a doutrina em si, pois de fato muitos estão indo ao inferno com o que está sendo feito dentro dessa unidade física ou doutrinária, leiam : " Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22:15) ou seja, não fiz o elogio ao que é ensinado mas sim a como eles trabalham em unidade, e por isso fiz o questionamento a igreja Católica do Brasil, pois não respeita a essa tal "unidade" mesmo que errada, algum exemplo? Sim, O Vaticano a algum tempo atrás mandou uma carta as igrejas, ou seja as obrigou a seguirem tal ato, que seria um acréscimo bíblico, pegaria o que a bíblia diz a respeito de Yeshua está a destra do pai, e falaria que Maria está a esquerda, bom chega a ser engraçado essa doutrina rídicula embasada em água, e uma água cheia de barro sujo e fedida. Porém quando a instituição é denominada de igreja Católica ela tem o dever de segui-la, então não posso eu elogiar o conteúdo, mas a unidade praticada fora do Brasil, porem a plenitude da unidade é a bíblia, no qual muitos evangélicos dizem ensinar e não ensinam, preferem ficar em seus embasamentos meramente religiosos como teologia da prosperidade em ganho próprio, quando D'us não promete que seremos ricos de dinheiro, e sim de Espírito.
    Espero que participe sempre, e continuo a dizer que é um prazer conversar com você, adoro conversar com pessoas que consideram a bíblia como regra de fé, o que não deveria ser considerado como um elogio, mas no tempo em que vivemos isso é um baita de um elogio,
    Shalom!

    ResponderExcluir
  21. Thiago, Não estamos aqui para atacarmos a igreja, pois eu sou um grande adorador da unidade, das pilastras, da comunhão, de poder ceiarmos juntos, de podermos louvarmos e aprendermos juntos...
    Mas um Cristão tem que considerar a BÍBLIA e quando ela é considerada, devemos dar nossa cara a tapa, pois estamos aqui para sermos julgados, é muito bonito quando vemos Pedro na igreja de Atos dizendo que: Mais vale obedecer a D'us do que aos homens, então mas vale colocarmos o que a PALAVRA fala, seguirmos o que a PALAVRA diz, do que ficarmos aceitando qualquer tipo de teologia jogada a nós. Espero que possamos compartilhar dessa caminhada juntos... te amo,
    Shalom!

    ResponderExcluir